Gorjeta

Um almoço para duas pessoas, num bom restaurante com dois pratos quentes, pães especiais - bastante que sobre de tudo - alguma bebida, custa em media U$15,00. Claro a comida é vegetariana, nada de alcool (a única coisa que sinto um pouquinho de falta é de um vinho tinto nas refeições). Daria bem para uma terceira pessoa dividir o almoço. A diferença é que o IVA (imposto) não está incluído, nem a gorjeta que o garçon vai logo avisando. Até aí... Você chega e vai ao banheiro do restaurante, tem alguém segurando o papel higiênico. No mínimo você deve dar 50 rupias. O cara que abre a porta do restaurante, espera outras 50. O que vai com você até o "tuc-tuc"... outras 50... Tem sempre um ou dois pedintes lastimáveis ao seu lado: + 50 rupias. E ai vão mais três ou quatro dolares. Acho que fui praguejada em indiano umas três ou quatro vezes em que fiz que não entendi.
No "tuc-tuc" o motorista diz que a corrida custa 100 rupias, mas espera que você dê 200. Diz que custa 300: espera que você dê 500. Na maioria dos monumentos, indiano paga 5 rupias para entrar; estrangeiro 100, 200 ou 300. E ainda separe mais algumas rupias para o banheiro, a água e o cara que tem a chave de alguma tumba pela qual você já pagou ingresso para ver!!
Os guias de turismo e os motoristas recebem das agências. Recebem comissão das lojas onde nos levam; dos restaurantes (como no mundo inteiro), e ainda assim esperam comissões entre 300 e 1.000 rupias.
Ainda assim venham! E troquem suas notas maiores de rupias por menores para as gorjetas.

Sem foto por que a internet continua caindo.

Agra, India

1 comentários:

Unknown disse...

Oi Karina, finalmente consegui o endereço do seu blog, já me inscrevi lá para receber suas news, estou adorando ler seus reatos e achei 10 a pintura de henna que fez nas mãos! Quantas rupias te surrupiaram (rs)por ela? Abraços e ficarei aguardando as proximas aventuras. Da,

Adriana

assine o blog!

Digite seu endereço eletrônico abaixo e receba novos posts por email:

Delivered by FeedBurner

seguidores