Mercadores



As lojas de tecido na India tem uma larga cama baixa com um forro imaculadamente branco. Ao lado um banco longo, mais alto que a cama e sempre forrado de um tecido maravilhoso. O vendedor convida você a sentar-se virada para a cama. Mais um ou dois outros vendedores, oferecem chá, café, fresch lemon soda ou massala com leite (tchai), e é bom você acietar algo para beber, senão eles não param de oferecer. O vendedor tira os sapatos, ajoelha-se nessa "cama" e com a ajuda de outro vendedor começa a abrir um-a-um dos itens que estão nas prateleiras atrás dele. Paciente e detalhadamente ele apresenta seu produto, explicando o método de produção, a origem da matéria prima, a região onde é produzida, enfim todas as qualidades! Pode "se matar" de perguntar o preço! Ele vai oferecer mais bebida - e de novo é bom você aceitar.
Ele vai mostrar outro produto de qualidade inferior ou superior. Pergunte outra vez o preço e ele vai lhe mostrar algo especial, guardado em outro lugar que ele pede em segredo para alguém trazer! Então, quando ele estiver absolutamente convencido que você está fascinado por algo, ele dirá finalmente o preço! E você vai comprar, afinal são milênios de experiência na profissão.

A foto é de uma região em Agra onde vivem imigrantes ilegais de Bangadech. Eles vivem em acampamentos improvisados e vivem de consertar tecidos, lavar e fixar as cores... em plena rua, num lugar onde não tem água.

Agra, India

0 comentários:

assine o blog!

Digite seu endereço eletrônico abaixo e receba novos posts por email:

Delivered by FeedBurner

seguidores