Preciosidades



Sabidamente, a preciosidade de um povo ou de uma cultura jamais se mede em unidades monetarias de Palacios, Templos, Museus, Tesouros, Joias. A alegria, o respeito, a religiosidade e outros tantos valores sao o bem maior.
Cada dia esses valores se apresentam fortes aqui na India para mim, e descubro preciosidades inimaginaveis! Segredos sao revelados, como que se eu pertencesse a esse lugar. Como se as pessoas houvessem guardado algo especial para mostrar-me. Sou mais uma a passar por aqui e fascinar-me, mas esta atitude de me fazer sentir especial e unica eh generosa.
Sempre que viajo sinto-me importante por estar naquele lugar, qualquer que seja o motivo que me fez viajar ateh lah; qualquer que seja o lugar! E quando as pessoas demonstram isso, eh como se revenciasse este fato. As revencio tambem.
O respeito pelos animais, a culinaria vegetariana! A meditacao, a oracao, a medicina, a arte, o artesanato, a arquitetura. Tudo ricamente detalhado. Conectado um ao outro. Contraditorios algumas vezes.
Numa incursao ao Centro de Artesanato do Governo, reencontrei a pratica com a atencao citada acima. Depois de horas perguntando sobre tudo, e tendo aprendido sobre os mais diversos tipos de trabalhos - desde a producao da materia prima, ateh seu valor historico, social.
Nos mostraram numa pequena sala, fechada, um mini museu, onde obras com a data foto acima, estavam guardadas em vitrines fechadas. Como um segredo.
Laminas de osso de camelo, gravadas e esculpidas nas bordas. Tintas com pigmentos de ouro em poh; rubis, safiras e esmeraldas aplicados com uma tecnica antiga de "enlay". Pequena no tamanho, e grande na riqueza de detalhes.
Para observar tais detalhes uma lupa entalhada em madeira - peca unica, sem emendas - com mais de 150 anos!

Jaipur, India

1 comentários:

Lucia Fontes disse...

Ka, estamos curtindo a Índia com você! Aproveite e divirta-se muito! Beijos!

assine o blog!

Digite seu endereço eletrônico abaixo e receba novos posts por email:

Delivered by FeedBurner

seguidores