Feliz Aniversário



“- Você dá bom dia a poste!” muitas vezes minha mãe fala para mim. Neste aspecto sai mesmo ao meu pai: sou tranqüila e converso com todo mundo com a maior facilidade.
Mais de duas semanas na Europa só minha mãe e eu.  Já havíamos viajado muito; cheias de informações e lembranças. Pensava em ir ainda a Munique, Milão e voltar ao Brasil. Em Berlin minha mãe disse que gostaria de ir a Veneza. Pensei: de novo!  Como já estive lá algumas vezes, era minha ideia convencer minha mãe a ficarmos num dos outros lugares planejados por mais dias.
A Igéia minha amiga brasileira que vive em Berlin, aconselhou: “-Melhor vocês irem. Não sabem quando voltam juntas para cá. E de mais a mais, via ser bem no aniversário dela!”
Lógico! Lá fomos nós. Chegamos sem reserva, e então buscamos o escritório de turismo como sempre faço, para conseguir um hotel de última hora.
Encantador é uma das definições do hotel que conseguimos. “-Roteiro do charme,” como nos informou a agente de turismo local. E era mesmo!
Localizado numa pequena praça, pequeníssimo e importante, muito perto do Grande Canal, o que facilita muito a vida com as malas em Veneza. Descemos do vaporeto, nos instalamos no hotel e rua. Andamos o dia todo literalmente. Aliás, nos perdemos o dia todo. Nove da noite me dei conta que havia caminhado na ilha no sentido oposto do que pensava.  Pensei que soubesse andar por lá. Acho que nem os venezianos sabem. Quando isso acontece o jeito é continuar andando até chegar.
Jantamos regiamente, com um bom vinho nacional. Noite de 3 de setembro. Em tempos onde celulares não viajavam de país, só funcionavam na origem, pensei que no dia seguinte eu seria a única representante da família e dos amigos para o aniversário da minha mãe.
Acordei cedo, dei-lhe os parabéns, e enquanto ela se arrumava para mais um dia de andarilha, desci para esperá-la no café da manhã que era no jardim da frente do hotel. Abro a porta do quarto e dou de cara com o gerente do hotel que eu havia conhecido no dia anterior. “-Bon giorno!” nos cumprimentamos. Logo engatei: “O senhor viu quem é minha mãe?” ao que ele acena que sim com a cabeça. “-Será possível o senhor dar os parabéns a ela. Hoje é o aniversário dela e como estamos só nós duas por aqui, ela só iria ganhar os meus cumprimentos...”
Lógico, foi a resposta dele. Agradeço e sigo tranqüila, me encontro com uma faxineira no corredor que levava ao terraço acima do jardim:
“-Bon giorno!” nos cumprimentamos. E repeti: “A senhora viu quem é minha mãe?” ao que ela também acena que sim com a cabeça. “-Será possível a senhora dar os parabéns a ela. Hoje é o aniversário dela e como estamos só nós duas por aqui, ela só iria ganhar os meus cumprimentos...”
Antes de encontrar uma mesa no café da manhã, encontrei-me com mais uma atendente, a garçonete, dois senhores na mesa da direita, um casal na mesa da esquerda... E repeti esta história a cada um deles.
Pedi meu cappuccino e fiquei aguardando a bronca que ia tomar. Acertei em cheio! Mal ela se sentou na minha frente, ainda agradecendo aos vizinhos das mesas ao lado foi falando fingindo sorrir, mas querendo me enforcar:”- Você é muito engraçadinha mesmo!!”
O dia foi longo e repeti a história a cada pessoa que tive a oportunidade: ao dono da sorveteria, ao garçon no almoço e no jantar; aos diversos cobradores de todos os vaporetos que utilizamos; aos porteiros dos museus, das galerias... Eu ria muito em cada uma das vezes e ela lá pelas tantas já havia desistido de pedir para eu parar com aquilo!!
Na verdade hoje ela confessa: foi mesmo um original e Feliz Aniversário!

14 comentários:

Chris Ramalho disse...

Adorei! Não perca jamais seu modo alegre e bem humorado de escrever! É seu estilo, é você! Respondi?
Ah, e parabéns à sua mãe, que certamente deve pensar que você´foi e e´um dos melhores presentes de todos os aniversários. Beijos!

Anônimo disse...

OI Karina,saudades de voce.
Acabei de ler o caderninho,que acho uma delicia (nao perco nem um ) e queria pedir um favor,Diga para Graci que desejo toda felicidade do mundo muita saude e paz e que ela continue a criatura adoravel e querida por todos mande tambem um beijao pro Salim.
Um especial pra voce .Espero que nos encontremos em breve se Deus quiser
Beth Machado

Maria Helena Spedo e Silvia Bertola disse...

oi Karina, tudo bem?
Só voce mesmo pra "aprontar" esta surpresa para a Gracie.... Eu já liguei pra ela cumprimentando-a pelo aniversãrio deste ano ( lógico que NINGUÉM ficou sabendo né???) e pedi meu pedaço do bolo de nozes, viu????
bjos
silvia

Anônimo disse...

Oi Karina,
boa tarde!

Que crônica feliz! Aliás, duplamente feliz. Primeiro, por se referir
ao aniversário de sua mãe - embora não me conheça, ainda assim,
dê-lhe meus votos de felicidades -; segundo, pela forma original
que você encontrou para tratar o tema. Gostei muito.
Obrigado pelo envio.

Um forte abraço,

João Pascale

sheila_gies disse...

Amiga querida,

Você é uma designer de aniversários! acho que a primeira de que tenho notícias!
Parabéns para a sua mãe. Parabéns por tudo, mas principalmente pela filha que tem!
Amo o amor de mãe e filha! lindo!

Anônimo disse...

Sim! Conheço a sua mãe! Feliz aniversário para ela!!!!!!
Um beijão para a família.
Toshiko Hama

Anônimo disse...

Oi Karina,
Adorei.. sou muito ligada à minha mãe tbém e sei que ela adoraria algo assim.. imagino o quanto a sua mãe adorou.. parabéns pra ela!!!
beijos, Nancy

tonha demasi disse...

Karina,

Gostaria de saber mais de sua mão como companheira de viagem. viajar com alguém nunca é muito fácil .masi rende boas aventuras!
Um beujo grande, saudades e planos para um jantar aqui em casa
tonha.

Anônimo disse...

Mais uma história deliciosa... como sempre!!!
Cristina Neuscheffer de Oliveira

Anônimo disse...

Karina,

Estava em SP qdo voce e a Graci viajaram, lembra? Acredito que sua mãe jamais esquecerá um presente assim. Texto maravilhoso.!!
Parabéns para as duas. Ana Rossiter

Anônimo disse...

"Adorei! Mande um grande beijo a sua mommy. bjs"
Yael Sonia Pomper

Anônimo disse...

Tudo que vc escreve é ótimo! Adorei o post e feliz niver para a mamma!!!
Beijos e saudades!

Flammarion Vieira

Anônimo disse...

Karina;

Se não me engano vc também é do dia 4, vero?

Portanto o 4 está presente na tua família. O que diz a numerologia disto?

Bjs

Adriano

Anônimo disse...

que Deus e voçe a conservem por muitos anos com saúde lucidez e sabedoria

meus votos
Helio Carvalho A.de Azevedo

assine o blog!

Digite seu endereço eletrônico abaixo e receba novos posts por email:

Delivered by FeedBurner

seguidores