Chocolat Chaud

Para uma cidade medieval, ter dez milhões de habitantes pode ser estranho: calçamento de pedra; parte das antigas portas da cidade - muralhas altas - em contraste com a arquitetura atual; rua só de antiquários; galerias de arte especialísssimas e muitos, muitos, muitos carros modernos. Gente bem vestida para o frio.
Meu primeiro "petit déjeuner" na cafeteria da esquina foi bem tradicional: croissant, geléia, café e creme; o  mal humor com estrangeiros, e o que nos parece inadimissível, a garçonete sem luvas que recheava as baguetes para a venda, mastigava seu sanduíche sobre elas. Os farelos caiam onde só Deus sabe, que não no meio das tais baguetes.
...
Por que um mapa está sempre de ponta cabeça quando preciso de uma informação e estou olhando para ele?
Com minha auto-confiança em alta, olhei para a praça em que estava e olhei para o mapa. Decidida e confiante, sorri imaginando saber onde estava, quando li: Editions Jacques Brel!!
- Ei, isto é perto de casa e exatamente o lado oposto da cidade!! blasfemei em voz alta.
Recomecei a caminhada depois de um café e um "gaufre de Bruxelles aux chocolat", aqueles deliciosos e calóricos favos feitos na hora e cobertos com calda de chocolate.
Decidi perder-me pelas ruas onde estava, sem destino.
Um desfile de chocolaterias, minuciosamente decoradas para a Páscoa: uma muito diferente da outra; uma coleção de lojas de balas e outras guloseimas. Cervejas, queijos, bordados e rendas tradicionais.
Resolvi testar o que me apaixona na Europa: entrei em várias delas e comprei algo de um ou dois Euros. Em todas as lojas - que mais parecem boutiques - fui atendida com muita atenção, satisfação, com disposição para explicar sobre o produto que eu comprava, como se eu tivesse feito uma grande compra. Entregue em lindas e cuidadosas embalagens,  dão a certeza de quanto tudo pode ser feito com prazer.

Agora prazer mesmo é encontrar em muitas esquinas uma loja da Godiva, tomar um chocolate quente para aplacar o frio e alegrar o alma!


1 comentários:

Anônimo disse...

Karina, fez boa viagem? Já li seus posts... amei a Bélgica e tb os chocolates. Bjs!
Cesar Aleandri

assine o blog!

Digite seu endereço eletrônico abaixo e receba novos posts por email:

Delivered by FeedBurner

seguidores